Toda empresa, independente do segmento de atuação precisa ter um planejamento para descartar os resíduos, mesmo que seja apenas papéis e lixo orgânico. Com a oficina mecânica não é diferente, principalmente porque existe o descarte de componentes, óleo, filtros usados e outros poluentes. A coleta de resíduos de oficina mecânica inclui o descarte de peças, pneus, estopas, papel e embalagens plásticas.
Muitas vezes, as destinações tratam de reciclar os materiais ou usar os restos de produtos como combustível alternativo, para o processo de refino do óleo ou para queima em fornos de cimento.
Confira como é possível fazer a gestão adequada de resíduos de oficina mecânica e contribuir positivamente com o meio ambiente.
Por que descartar corretamente os resíduos da oficina mecânica?
Grande parte do material produzido em oficinas mecânicas, se descartado de forma incorreta, pode causar sérios problemas para o meio ambiente. O tratamento inadequado destes resíduos pode degradar a qualidade das águas e dos solos, além de intensificar outros problemas ligados à poluição. Com isso, muitas empresas perceberam a necessidade de desenvolver um negócio mais sustentável.
O primeiro passo para alcançar a boa gestão de tratamento de resíduos sólidos e líquidos é conscientizar os profissionais da oficina mecânica sobre a importância do tema.
Quais resíduos gerados em oficinas mecânicas?
Os resíduos são as sobras de produtos originadas a partir de procedimentos relativos a alguma atividade humana. Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os resíduos podem ser sólidos ou líquidos.
- Líquidos: provenientes das drenagens dos fluídos dos veículos, como direção hidráulica, óleo lubrificante do motor, fluído de freio, do sistema de arrefecimento, caixa de câmbio e emulsões oleosas.
- Sólidos: são utilizados em serviços de reparação e manutenção, como panos e estopas, embalagens de produtos, vidros, baterias, lâmpadas, pneus, graxa, espelhos, peças de plástico, policarbonato, aço, metal, entre outras.
Nas oficinas mecânicas, o tratamento, armazenamento, transporte e destinação final destes produtos auxiliam no controle e na prevenção de possíveis impactos ambientais.
Etapas do gerenciamento de resíduos de oficina mecânica
Mas, antes de chegar à destinação efetiva dos resíduos produzidos dentro da oficina, são necessárias três etapas:
- Captação dos resíduos: é o momento onde é realizada a retirada dos resíduos do local em que eles estão acumulados, ou seja, da oficina mecânica. Nesta etapa são analisados o tipo e o volume de cada material a ser descartado. Para otimizar esse processo, existem profissionais com experiência e veículos destinados a cada um dos tipos de resíduo existentes.
- Separação: depois de coletados, os resíduos precisam ser tratados de forma específica: corte, refino, trituração, limpeza, centrifugação, dentre outros procedimentos. Após, alguns materiais se tornam aptos para a reciclagem, reutilização ou destinação a novas indústrias que o utilizem como matéria-prima.
- Destino: por fim, o material é destinado de acordo com as normas e a legislação vigente. Quando a gestão e tratamento de resíduos estão sendo implementados de maneira correta, o descarte dos mesmos acontece, consequentemente, sem prejuízo para o meio ambiente. Ao administrar esse processo, sua oficina pode receber o certificado de responsabilidade ambiental.
Descarte de resíduos de oficina mecânica
O Conama estabelece um código de cores para os diferentes tipos de resíduos. A medida facilita a identificação dos coletores e transportadores, afim de contribuir com a reciclagem dos materiais.
Que tal conferir as cores para a separação correta dos resíduos e implantar as lixeiras necessárias aí na sua oficina?
Cor
Resíduos
Descarte
Não descarte
Azul
Papéis secos e papelão
Jornal, revista, folha de caderno, envelopes
Papel higiênico, guardanapos
Vermelha
Plástico e isopor
Copos, sacolas, recipientes garrafas PET
Espuma, acrílico, adesivos
Verde
Vidro
Garrafas, potes, cacos de vidro
Espelho, óculos, cerâmica
Amarela
Metal
Lacres, ferragens, arames, canos, chapas, parafusos, ferramentas
Grampos, clipes, latas de tinta ou verniz, solventes ou químicos
Laranja
Resíduos perigosos ou contaminados
Pilhas, baterias, óleos, produtos eletrônicos, lâmpadas, tintas, produtos químicos
Outros tipos de resíduos
Roxa
Resíduos radioativos
Solvente aquoso ou orgânico, materiais radioativos ou contaminados
Resíduos não radioativos
Marrom
Lixo orgânico
Frutas, saquinho de chá, filtro de café, legumes, biscoitos
Remédios, poeira, gorduras e óleos, ossos, produtos químicos
Preta
Madeira
Caixas, palito de dente, móveis
Parafusos e pregos
Cinza
Resíduos gerais, não recicláveis e não passíveis de separação
Fraldas, absorventes, papel higiênico, adesivos, poeira, guardanapos, restos de carne
Resíduos que podem ser reciclados