A escolha por serviços que garantam e certifiquem ao público sua experiência técnica e capacidade de resolução eficaz de problemas será muito valorizado pelo cliente.
Afinal, com a gama de ofertas deste setor, é o comprometimento e segurança transmitidos que farão da sua empresa uma marca diferenciada e indicada neste mercado.
Fique por dentro das principais certificações que a sua oficina mecânica precisa para atuar e se destacar na sua cidade e região.
Certificação oficina mecânica: saiba qual a importância
Todo e qualquer serviço precisa de atestados que assegurem qualidade técnica e comprometimento no trabalho prestado.
Estas comprovações, geralmente são emitidas por instituições responsáveis que determinam padrões de atuação.
Desta forma, o certificado é uma garantia a todos os consumidores e ao mercado de que a oficina apresenta um bom padrão de qualidade e por isso está apta e é indicada à prestação do serviço.
As duas certificações mais comuns no Brasil são do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e Inmetro.
Segundo informações retiradas do site da IQA: “O processo de certificação envolve a avaliação das instalações da empresa, sua organização, o layout produtivo, seus equipamentos e ferramentas, a satisfação dos clientes, métodos de trabalho e, principalmente, o nível de aperfeiçoamento em relação às novas tecnologias do setor.”
Eles definirão se a oficina deve ou não receber o certificado. Os aspectos analisados são:
- Local e a condição das instalações mecânicas
- Qualidade dos equipamentos, peças e ferramentas disponíveis
- Saúde financeira e administração do negócio
Por isso, é imprescindível atender a essas exigências, pois são elas que irão influenciar na escolha de grandes consumidores e empresas de relevância no setor automotivo, como um critério de seleção.
Certificados para oficinas mecânicas: quais os principais?
Como já pontuado, há inúmeros pontos de atenção para quem atua e quer se destacar com sua oficina pela qualidade do trabalho desempenhado.
Mas quando o assunto é certificação, há algumas fundamentais. Confira!
Qualificação do mecânico de manutenção: NBR 15.681
Específica para as oficinas mecânicas, essa qualificação foi criada em 2009 pela Norma Técnica 15.681, que foi publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e certifica qualidade para atuação.
Ou seja, visa demonstrar que a sua oficina está dentro dos padrões de trabalho realizados por profissionais do setor de mecânica automobilística, além de definir os requisitos mínimos que o mecânico deve ter para exercer essa função.
ISO 9001
A ISO 9001 dá conta de atestar a gestão da oficina mecânica, e, apesar de não ser exclusiva desse serviço, certifica diversas normas sobre administração, segurança, meio ambiente e sobre as condições de trabalho no local.
Ela é muito importante, pois sua aplicação aumenta a credibilidade, mesmo que leve mais tempo.
Já que são feitas diversas análises e possíveis mudanças realizadas para se adequar ao certificado no decorrer da análise.
ISO/TS 16949
A ISO/TS 16949, norma recente no mercado, padroniza a qualidade da indústria de automóveis dentre alguns países, como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Itália, França e Brasil.
Sua interferência no setor de produção de veículos abrange ainda o modo pelo qual os automóveis são revisados e como ocorre sua manutenção, tornando-se também fundamental para quem visa atingir padrões de excelência.
Afinal, coloca oficinas mecânicas no mesmo nível de competição de outras do tipo no setor automobilístico dentro e fora do país.
Certificação em reparação de transmissões mecânicas e automáticas
A Certificação em reparação de transmissões mecânicas e automáticas é uma certificação que tem como base a NBR 15.760 e é emitida pelo Instituto de Qualidade Automotiva, o IQA.
Ela visa analisar critérios de inspeção, diagnósticos, reparação e substituição de transmissões, bem como analisar o serviço.
Assim, se faz fundamental para atestar as condições tecnológicas ideais para a oficina realizar os serviços exigidos pelo certificado.
ISO 14001
A ISO 14001 vai garantir para o mercado e consumidores que a oficina mecânica que possui essa certificação se importa com o meio ambiente e busca preservá-lo com ações que não sejam prejudiciais.
E, mesmo que não seja uma exclusividade de oficinas mecânicas, sua característica demora e certa complexidade para obtenção fazem dela um documento importante e de extrema relevância conforme público alvo.
OHSAS 18001
A certificação OHSAS 18001 é outro exemplo que não se aplica apenas a oficinas mecânicas, mas é bastante importante para a credibilidade de empresas que prestam esse tipo de serviço.
Ela avalia e qualifica as condições de saúde e segurança do trabalho do ambiente, já que informa aos consumidores e ao mercado sobre a segurança dos colaboradores do estabelecimento.
Ter essa certificação significa que a gestão se preocupa com o colaborador, além de garantir que a equipe estará segura neste ambiente de trabalho.
Outras certificações relevantes às oficinas mecânicas
Ainda que as certificações mais importantes para oficinas mecânicas já tenham sido pontuadas acima, é preciso dizer que há ainda outras que também são relevantes e de extremo valor para o funcionamento do serviço.
Há no mercado, por exemplo, certificações sobre diagnóstico de motores, sistemas elétricos e etc., além de outras que atestam a competência da oficina em serviços específicos.