Você sabia que quando as janelas do veículo estão fechadas o ar que vem de fora passa por um filtro de ar condicionado automotivo? Também conhecido como filtro de cabine ou filtro antipólen, esse é um equipamento de muita importância (não confunda com o filtro de ar do motor, que é outra coisa).
Ele fica abaixo do painel, não é visível aos passageiros e está presente até em carros que não possuem sistema de ar condicionado. Saiba mais sobre os cuidados com o filtro de ar condicionado automotivo.
Para Que Serve o Filtro de Ar Condicionado Automotivo?
O filtro é mais importante ainda em veículos que proporcionam ao motorista a possibilidade de refrigerar ou aquecer o ambiente. Afinal, nesse caso, a demanda é maior; por isso, caso o aparelho faça circular um ar de má qualidade, os prejuízos são maiores.
É necessário fazer manutenções e limpezas preventivas e ocasionais em todos os cantos do carro, desde o pneu até essa peça chamada filtro de ar condicionado. O próprio nome já ajuda a entender. O filtro de ar condicionado automotivo serve para filtrar o ar que vem da rua e é aspirado pelo motorista e passageiros.
Como o ar que respiramos não é totalmente puro, o filtro de ar condicionado automotivo funciona impondo uma barreira pela qual o ar passa, mas a poeira não. É por isso que os carros que possuem esse item garantem aos passageiros um ar de melhor qualidade, pois há um processo de filtragem antes do nariz.
Como Funciona o Filtro de Ar Condicionado Automotivo
O filtro de ar condicionado automotivo é desenvolvido com um material fibroso, que atrai a sujeita ele eletrostaticamente. Assim, as partículas indesejadas não vão para dentro da cabine, pois ficam presas entre as malhas da fibra. Parece ser muito simples, mas na verdade se trata de uma tecnologia muito mais avançada do que a do coador usado na cozinha, por exemplo.
Como o item possui um pré-filtro, que retém as partículas maiores, podemos dizer que o filtro de ar condicionado combina a filtragem mecânica com eletrostática, garantindo o ar ideal para a respiração humana.
Há ainda alguns filtros compostos por uma camada de carvão ativado – material que tem o poder de purificação, pois é capaz de coletar seletivamente gases e impurezas e armazená-los em seus poros. Com mais essa proteção, além de um ar totalmente puro, o motorista e passageiros se verão livres de odores indesejáveis.
Importância e Cuidados com o Filtro do Ar Condicionado
O filtro de cabine, apesar de ser chamado de filtro de ar condicionado, existe mesmo em veículos que não possuem climatização. Mas quem possui também um sistema de ar condicionado tem benefícios extras. O ar condicionado não controla somente a temperatura dentro da carroceria, mas também a umidade.
E isso tem implicações positivas na saúde dos passageiros, assim como a existência do filtro de ar condicionado. Um ambiente úmido é propício ao mofo – que é composto por fungos – e a bactérias, ácaros e vírus. Com a umidade controlada, esses organismos não encontram as condições necessárias para se reproduzir. Por conta disso, o ar condicionado é importante especialmente para pessoas que possuem rinite alérgica, que na maioria das vezes é provocada pelos ácaros.
Para que o sistema de ar condicionado proporcione todos esses benefícios, no entanto, ele precisa estar funcionando bem; por isso, precisa de limpeza e manutenção. Esses cuidados são direcionados principalmente ao filtro de ar condicionado, que, com o tempo, vai acumulando sujeira e perdendo a eficiência.
Por Que A Atenção Com o Ar Deve Ser Maior no Inverno
Os problemas com doenças respiratórias são muito mais comuns no inverno. Além do fato de as pessoas se aglomerarem mais em ambientes fechados, tornando mais fácil a proliferação das doenças, as mudanças bruscas de temperatura prejudicam o sistema imunológico, deixando nossos organismos mais frágeis.
O que costuma acontecer, no entanto, é que apenas no verão os motoristas se preocupam em limpar ou trocar o filtro de ar condicionado; afinal, costuma-se usar muito mais a função de refrigeração em dias quentes do que o aquecimento em dias frios.
Poucos se dão conta que o filtro de ar condicionado trabalha o tempo todo reciclando o ar que vem de fora, mesmo que o sistema de climatização esteja desligado. Se somarmos o acúmulo de sujeira no filtro com a baixa imunidade do motorista e passageiros, temos um cenário em que o risco de contrair uma doença é muito maior. Quando o filtro está sujo demais, a primeira consequência é que o ar condicionado não será mais tão potente para climatizar o automóvel.
Mas o pior é que os micro-organismos começarão a se proliferar na sujeira que se acumulou no filtro. O passo seguinte, caso ele não seja limpo, é as bactérias tomarem conta também da tubulação. Desse modo, o ar que respira quem está dentro do veículo não será mais tão puro assim, e todos os benefícios do filtro deixam de existir. Nesse caso, as chances de contrair uma doença respiratória aumentam.
Se você não tem nenhuma preocupação com a saúde de seu organismo, talvez o prejuízo à saúde do seu bolso seja um argumento mais convincente para persuadir você a limpar ou trocar o filtro. E não estamos falando em despesas com consultas médicas e remédios, e sim com combustível, o principal gasto de quem possui um veículo.
O sistema de climatização funciona a partir do motor do carro. Se o filtro de ar condicionado tem sujeira em excesso, o propulsor precisará de mais força para puxar o ar. A quantidade de combustível exigida para isso, evidentemente, é maior do que a necessária para fazer funcionar o ar condicionado quando o filtro está limpo.
Como Limpar o Filtro do Ar Condicionado do Carro
Ao verificar as condições do filtro, se você notar que há depósitos de poeira e folhas que estão obstruindo a passagem do ar, uma limpeza deve ser feita. Essa limpeza não deve ser feita com ar comprimido e tampouco com água, caso contrário o filtro poderá ser comprometido com a redução da permeabilidade – o que permitirá aos fungos e bactérias entrar com mais facilidade no veículo.
Ao remover o filtro, primeiro chacoalhe para que o grossa da sujeira saia naturalmente. Depois, utilize um aspirador de pó para remover o restante. Em seguida, pode ser utilizada também uma escova de estofados ou um pano úmido – mas passe com muito cuidado e suavidade, para não danificar as pregas do filtro.
Por fim, utilize um spray especial, destinado justamente para a limpeza de filtros de cabine. Há mais de um tipo desse produto – inclusive um em forma de granada fumegante, que é ativada dentro do carro com o ar condicionado ligado. Seja qual for o tipo e marca do spray, é muito importante que você leia atentamente as instruções de uso na embalagem – caso contrário poderá acabar inutilizando o filtro.
Fonte: https://doutormultas.com.br/filtro-ar-condicionado/