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Como fazer manutenção preventiva?

28 de janeiro de 2019 por Doutor Multas

Você sabia que fazer a manutenção preventiva do seu veículo ajuda a economizar? Essa é uma grande verdade.
 
Afinal, diferentemente da manutenção corretiva, uma revisão periódica busca se antecipar aos problemas. Além disso, tem a questão do desempenho e do consumo do carro. Quando tudo funciona bem, isso se reflete também nos gastos com gasolina. Mas não há motivo maior para cuidar bem do seu veículo do que a própria segurança.
 
Reside aí a grande importância da manutenção preventiva. Quem assume esse compromisso se protege melhor contra falhas mecânicas que podem comprometer o controle do carro, elevando o desgastes de peças e demais componentes. E não podemos deixar ainda de falar sobre as multas geradas a partir de problemas relacionados a itens obrigatórios do automóvel. Em alguns casos, a conta pode ficar bem salgada. Para não dar mole, fique ligado no comportamento do seu carro, verifique tudo com periodicidade e monitore sinais de problemas. Uma das vantagens da manutenção preventiva é que você mesmo pode fazer uma inspeção básica, mas que não deixa de ser eficiente.
 

O Que é Manutenção Preventiva de Veículos

 
A manutenção preventiva é aquela que você faz de tempos em tempos para e prevenir seu carro de problemas que podem vir a acontecer. Dentro da manutenção preventiva, se enquadram verificações mais simples, como de estepe, extintor de incêndio, do limpador de pára-brisas, do nível de óleo, de lanternas e piscas, entre outros itens. Mas não deixe que a simplicidade o engane, pois tais cuidados são essenciais para a sua segurança e para não ser multado. Já imaginou ser parado em uma blitz e estar com farol queimado, ou sem limpador de pára-brisas, ou pneus carecas, ou sem estepe?
 
Além de ser uma situação bastante constrangedora, o valor a pagar seria alto. E pensar que isso pode ser evitado fazendo uma inspeção e a manutenção preventiva do seu veículo. Ou seja, levar seu carro para a revisão serve também para você não receber pontos na sua CNH, a Carteira Nacional de Habilitação.
 

Quando Você Deve Fazer a Manutenção Preventiva?

 
Você sabe qual o momento ideal para realizar a manutenção preventiva?
 
Basicamente, não existe uma data específica para realizar a manutenção preventiva de seu carro, pois tudo depende da marca e do modelo. Como regra geral, porém, ela precisa ser feita a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros – o que vier primeiro. Caso esteja em dúvida, no manual do proprietário (aquele que costuma ficar no porta-luvas) traz exatamente de quanto em quanto tempo seu carro precisa de uma revisão, nome mais comum para a manutenção preventiva.
 
Além disso, se seu automóvel foi retirado zero quilômetro da concessionária, você precisa ficar atento às revisões obrigatórias. Se é seminovo e passou por todas as revisões obrigatórias de concessionária, lembre de levar periodicamente a um mecânico de confiança. É importante lembrar ainda que seu estilo de direção e situações às quais o carro é exposto contribuem para reduzir os intervalos entre as manutenções. Enfrentar muita poeira, estradas esburacadas, ficar parado em congestionamentos por muito tempo ou viver em locais onde a alta temperatura é comum podem exigir fazer a manutenção preventiva antes.
 
Cabe a você ficar atento a sinais de problemas em seu veículo e fazer uma inspeção quinzenal no seu carro. Confira lanternas, pneus, nível do óleo, filtro de ar, freios, embreagem, bateria, ar condicionado e outros itens básicos de seu carro. O check-up completo não chega a 15 minutos e ajuda a evitar problemas. Caso algum item esteja apresentando defeito, vá a um mecânico da sua confiança para fazer a manutenção.
 

Checklist de Manutenção Preventiva de Veículos: 19 Dicas de Como Fazer

 
Neste tópico, vamos mostrar quais itens devem ser revisados dentro da manutenção preventiva, como fazer isso e o que cabe ao proprietário e condutor do veículo para garantir o bom desempenho e funcionamento do carro.
 

1. Alinhamento de direção (suspensão dianteira)

 
Notar que o alinhamento de direção do seu automóvel não é mais o mesmo não é uma tarefa muito fácil. Afinal, o desgaste desse item é lento e vai progredindo aos poucos, o que faz, muitas vezes, o motorista não notar a diferença. Entretanto, o seu carro apresenta indícios de que a direção está desalinhada.
 
Comece a sentir esses indícios que o carro lhe transmite, pois assim você economiza na manutenção futura. Mas como notar isso?
 
Aqui vão alguns sintomas para você observar:
 
Freios: um funcionamento errado do sistema de frenagem do seu carro pode causar problemas na direção ou até mesmo aumentar a distância de frenagem, o que significa um risco. Isso sem falar no desgaste acentuado dos pneus. Você pode verificar os freios durante o seu uso, analisando como eles estão respondendo. Se notar qualquer diferença, vá até um mecânico de sua confiança.
 
Carga pesada: se o peso da carga que está no seu veículo for maior do que a recomendação de fábrica ou se não estiver distribuído uniformemente, isso irá forçar algumas peças responsáveis pela geometria da direção e do eixo traseiro. Na prática, seu carro vai acabar forçando mais o motor para rodar e pode comprometer o alinhamento e a geometria. Por isso, não carregue peso excessivo no carro. Também vale lembrar que, quanto maior o peso que você carregar, maior será o consumo de combustível.
 
Volante duro: se você sentir que o volante do carro está mais duro que o normal, pode ser sinal de que a direção não está alinhada. Vale salientar também que isso força o desgaste das peças, diminuindo o desempenho do veículo na cidade e na estrada.
 
Performance: falando em estrada, um bom teste de verificação da direção do veículo e do seu alinhamento é quando você tira as mãos do volante numa reta. Se o carro pender para qualquer lado que seja, isso significa que o carro está desalinhado.
 

2. Rodízio de pneus

 
Aqui entra um dos principais itens a se verificar na manutenção preventiva do seu carro: os pneus. Pneus “carecas” significam problemas, pois em dias de chuva, o seu carro pode acabar rodando nas estradas. A lei exige que as ranhuras do pneu tenham pelo menos 1,6 mm de distância do piso, a fim de gerar “calhas” por onde água na pista possa escoar.
 
Quando os pneus começarem a se desgastar, verifique periodicamente a altura das ranhuras. Também lembramos que é necessário verificar se existem pedras, saibro, pregos ou parafusos no pneu e se ele não perde pressão após retirá-los. E, finalmente, mantenha-os calibrados. A recomendação é calibrar a cada 15 dias, incluindo o estepe.
 

3. Correias do motor

 
Existem diversas correias no motor com funções e “prazos de validade” diferentes. A mais conhecida delas é a correia dentada. Se ela vier a arrebentar, o carro simplesmente para e, se arrebentar com o motor funcionando, pode acabar estragando mais peças. Recomenda-se que a cada seis meses faça-se a revisão deste item importantíssimo para o motor.
 

4. Radiador

 
Imagine a seguinte cena: você está dirigindo seu carro quando, de repente, começa a sair fumaça do seu motor. Isso significa que está acabando a água do seu radiador e, consequentemente, danificando o sistema de arrefecimento do seu veículo, o que pode gerar um problema muito maior: a fundição do motor do carro. Para não ocorrer isso, é necessário verificar os níveis de água do radiador. Para fazer, o motor deve estar frio. O recomendado é que seja antes de ligar seu carro.
 
Mas como fazer? Verifique o nível de água e, caso esteja abaixo do mínimo, acrescente água no tanque do radiador. Também existem outros problemas correlacionados, como a tampa do tanquinho mal fechada ou até mesmo a bomba d’água com vazamentos.
 

5. Óleo

 
Como já abordamos anteriormente, a troca de óleo é necessária para manter a saúde do veículo em dia, pois é o óleo que lubrifica e retira as impurezas do motor do seu carro. Para fazer essa verificação, é necessário que o motor esteja desligado por pelo menos cinco minutos, para todo o óleo descer ao seu compartimento. Para verificar, será necessário uma flanela ou papel higiênico. Retire a vareta de medição do óleo e limpe-a com a flanela ou papel. Recoloque-a no seu compartimento e espere dez segundos.
 
Retire novamente a vareta e, desta vez, veja se o óleo está entre as duas marcas na ponta da vareta. Caso esteja acima da segunda marca, significa que há óleo demais e será necessário drenar um pouco, fazendo a chamada “sangria”. Caso esteja abaixo da primeira marca, significa que está faltando óleo no seu carro e é necessário repor. A troca também será necessária para o filtro de óleo, pois ele retém as impurezas geradas pelo motor. De nada adianta colocar um óleo maravilhoso se o filtro está sujo, não é mesmo?
 
Importante: quando for repor ou trocar o óleo, lembre de olhar no manual do proprietário qual o óleo mais apropriado para o seu veículo. Vale ressaltar que cada tipo de óleo possui uma quilometragem indicada a percorrer.
 

6. Palhetas e limpadores do pára-brisa

 
As palhetas e limpadores do pára-brisa dão sinais claros de desgaste, a começar por arranhões no vidro e excesso de barulho. A verificação dos limpadores precisa ser periódica, não apenas nos casos em que é necessário a sua utilização, como em uma chuva forte. Já imaginou você acionar o limpador e ele não funcionar durante uma forte tempestade?
 
Não dá para correr esse risco, certo?
 

7. Lâmpadas

 
Um item muito cobrado de seu carro, além do motor, são as lâmpadas e lanternas que, de tempos em tempos, acabam queimando. Não custa lembrar que conduzir veículo com lâmpada queimada é proibido, conforme o inciso XXII, do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):
 
“Art. 230. Conduzir o veículo:
 
(…)
 
XXII – com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas:
 
Infração – média;
 
Penalidade – multa.”
 
Ou seja, você estará cometendo uma infração média e, além de receber 4 pontos na CNH, vai ter que pagar uma multa. Lembrando que não é possível transferir multa por farol queimado. Indicamos que, a cada 15 dias, sejam verificadas as lanternas e piscas para você garantir que não vai receber uma multa por algo tão banal.
 

8. Filtro de ar do motor

 
Essa é uma manutenção preventiva básica e de preço mais ameno, mas que, caso seja negligenciada, gera problemas no motor de seu carro. O filtro é responsável por auxiliar na performance do motor, filtrando impurezas e jogando ar na câmara de combustão. Você percebe um filtro sujo quando seu carro começa a forçar o acelerador para rodar. Além disso, um filtro sujo aumenta o consumo de combustível.
 

9. Velas

 
As velas são responsáveis por gerar a faísca da ignição, fazendo com que o motor dê a partida. Elas também diagnosticam possíveis problemas enfrentados pelo motor, como passagem de óleo para os cilindros e até mesmo se você precisa trocar de posto, já que “denunciam” um combustível adulterado. Elas também devem ser trocadas periodicamente, junto dos cabos da vela. A sua substituição varia muito de modelo para modelo, podendo ser de 15.000 km até 100.000 km.
 

10. Lataria

 
Pode parecer bobo, mas verificar a lataria do seu carro também entra na manutenção preventiva. Verifique se existem arranhões ou rachaduras na pintura de seu veículo, pois pode infiltrar água por estes locais e, por consequência, gerar ferrugem, causando um gasto futuro desnecessário.
 

11. Ar condicionado

 
Para quem tem o aparelho no carro, é necessário verificar de tempos em tempos. O filtro do ar não precisa ser trocado ao ficar sujo, pois você pode lavá-lo. Entretanto, se ao lavar ficarem manchas escuras, será necessária a troca. Por outro lado, a troca é recomendada devido a vírus e bactérias que podem se alojar nele e transmitir doenças para os usuários do veículo. Para você descobrir onde está o filtro do ar condicionado de seu carro, consulte o manual do proprietário.
 

12. Filtros de combustível

 
O filtro de combustível é responsável por retirar impurezas que possam estar no tanque ou até mesmo no próprio combustível, sendo a principal delas a água. Para verificar a situação do filtro de combustível, será necessário prestar atenção ao desempenho do carro, tais como dificuldade para arrancar, uma marcha irregular ou até mesmo ferrugem. 
 

13. Marcha

 
Uma marcha dura de trocar ou até mesmo de entrar pode ser problema em dois componentes de seu veículo: fluido de transmissão ou embreagem. No primeiro caso, uma simples troca de fluido em um serviço especializado é o suficiente. Já no segundo caso, a situação é mais complicada, pois pode ser apenas um cabo desgastado, como uma patinagem do platô – o que exige a troca completa do kit de embreagem. Em ambos os casos, será necessário ir até um especialista para saber qual é o problema e o quanto custa.
 

14. Escapamento

 
O escape é um sistema para a diminuição da emissão de gases poluentes para a natureza e silencia o motor. Esse sistema também precisa ser verificado e você consegue perceber problemas através de ruídos diferentes, odor e fumaça. No primeiro caso, se você ouvir um barulho parecido com o de um rugido, tiro ou clique, significa que há problema com o silenciador. Em relação ao odor, um cheiro ácido ou muito doce significa escape furado. O odor é mais notado no banco dos passageiros.
 
Finalmente, verifique com os olhos dando uma pisada no acelerador pra ver se seu carro não está emitindo uma fumaça diferente. Isso pode significar a presença de ferrugem no sistema.
 

15. Cinto de segurança

 
Outro item que necessita ser verificado é o cinto de segurança. Se seu carro é seminovo ou antigo, fique atento aos mecanismos de encaixe e a apresentação de desgaste, como desbotamento e desfiamento. Também dê puxões bruscos para ver se ele responde. Caso apresente alguma falha, vá imediatamente a uma mecânica especializada para efetuar a troca, afinal, este é um item básico de segurança de seu carro.
 

16. Injeção eletrônica

 
Mais um item que entra na manutenção preventiva é a injeção eletrônica. A luz da injeção eletrônica acende no painel antes mesmo de ligarmos nosso carro, pois ela está “lendo” todo o sistema. Algumas vezes, ela pode permanecer por alguns segundos ligada – isso é normal, não se preocupe. Agora, se ela se mantiver ligada mesmo após passar um tempo, significa que o leitor da injeção encontrou algum problema no sistema. Nesse caso, vá até um mecânico da sua confiança para efetuar o diagnóstico do problema e realizar a manutenção.
 

17. Vidros

 
Um item mais fácil de se verificar são os vidros. Observe sempre se existe algum trincado nos vidros. Vários seguros possuem a substituição dos vidros por um preço bem mais em conta. Confira se seu seguro cobre isso.
 

18. Itens obrigatórios

 
Os itens obrigatórios são o triângulo, a chave de roda, extintor de incêndio e estepe dentro dos parâmetros de pneu saudável. A não presença destes itens gera infração grave, 5 pontos na CNH e multa de R$ 195,23;
 

19. Balanceamento e geometria

 
Como falado anteriormente, quando o volante está trepidando a velocidades acima dos 50km/h, significa que o seu carro está com problemas de balanceamento. Esse é um problema muito comum nas cidades e, principalmente, nas zonas rurais, onde o carro passa por muitos buracos. Os problemas de alinhamento, como visto no primeiro item, balanceamento e geometria, geralmente são causados por impactos fortes no chão.
 

Erros Que Não Podem Ser Cometidos

 
Dentro da manutenção preventiva de seu carro, existem alguns erros que não podem ser cometidos, pois diminuem a vida útil das peças. Além disso, fazem com que todo o serviço de verificar e fazer a manutenção do seu veículo tenham sido em vão.
 
Quer um exemplo clássico? Colocar óleo vencido.
 
Outro é deixar de lado o manual do proprietário e fazer coisas em desacordo com ele, como colocar um óleo inapropriado para o seu motor, demorar demais para fazer a troca, e assim por diante. Não se esqueça de fazer as trocas de óleo, filtro de ar, filtro de combustível e não ignore a manutenção dos freios do carro.
 
Nunca ignore as condições dos pneus do seu veículo. Não estar atento aos sintomas de combustível, ignorar as luzes do painel e esquecer de verificar o limpador de pára-brisa podem gerar diversos problemas para seu carro e para você.
 

Onde Fazer a Manutenção Preventiva do seu Veículo

 
Existem lugares seguros e indicados para fazer a manutenção preventiva do seu carro. A verificação dos itens mais básicos pode ser feita na sua própria garagem. Em casos mais complexos, geralmente relacionados a motor e transmissão, a verificação deve ser feita em oficinas especializadas, assim como a troca e o conserto das peças.
 
Não adianta fazer gambiarra em casa: os serviços especializados de manutenção e conserto é que vão deixar seu carro em perfeitas condições para viajar e rodar. E lembre-se: faça a revisão do seu veículo conforme manda o manual do proprietário. No mínimo, invista na manutenção preventiva a cada dez mil quilômetros ou seis meses.

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